Essa publicação tem o intuito de tocar na mente do leitor e fazê-lo sentir aquela sensação boa e nostálgica. Reuni algumas imagens dos portais mais conhecidos e de algumas marcas famosas, como eram feitos e feios os primeiros sites. (Clique nas imagens para ver em tamanho real)
Lojas americanas (2003)
Não faz tanto tempo assim mas da para ter uma ideia de que foi seguido um padrão, mais o interessante é ver as coisas que eram anunciadas e seus respectivos preços. Tá afim de comprar um monitor de tubo de 17' por quase 600 mangos?

Apple (1997)
É bacana ver como era estruturado os sites, como eram usado as cores, fontes, nada de css era tudo um Deus nos acuda.
Brahma (1996)
Esse é um dos mais se não o mais feio de todos da lista, estranho o motivo dos sites serem jogados para o canto esquerdo superior, deve ser pelo motivo de terem sido feitos para resoluções menores das atuais como por exemplo 800x600
Cadê? (2002)
Antes de ter contato com a sabedoria infinita do Google, era o cadê que dava conta de todos os meus trabalhinhos de escola e pesquisas pornográficas.
A internet nessa época era tão chata, tão parada. Não havia nada nem ninguém, no máximo um e-mail e esses sites petrificados.
DELL (1996)
Caraca, a Dell já tinha um sistema de vendas e montagem de computador online. Ou seja, um sistema que deve ter custado milhares de dólares para uma parcela mínima da população que tinha acesso na época
Folha (1999)Mais um que era feito com tabelas. Uma coisa bacana é a ausência de Ads do Google, justo pq não existia ainda essa ideia de publicidade voraz que existe nos dias atuais.
Goody Year (1996)
O que colocar em um site? O que era um site? Para quem era voltado esse mundo novo? Essa deveriam ser algumas das perguntas sem respostas dos desenvolvedores da época. Uma ferramenta não estática, cara e para um publico tão seleto.
Google (1996)
Não vou entrar muito em detalhes sobre o Google, pois qualquer mula manca já deve conhecer essa empresa que conseguiu ver que o tal mundo novo não seria para sempre um aglomerado de ilhas para poucas pessoas. Como um construtor de pontes alucinado o Google criou uma laços entre os sites de maneira eficaz e eficiente, centralizando a sua partida de um site limpo de propagandas e rápido de se usar. Nossa! 25 milhões de paginas indexadas em 1996. Um grande BAM estava prestes a acontecer...
Mercado Livre (1999)
Vender em qualquer lugar do mundo qualquer coisa para qualquer pessoa que possa pagar. Afim de comprar um Jet Ski?
Microsoft (1997)
A microsoft ficou por muitos anos com essa pagina amarela horrível. Algumas noticias e claro, um link para o inacreditável IE .

Nestle (1996)
Assim como muitas outras empresas a nestle entrou nessa de montar um site só porque todo mundo tem em 1996.
Ocioso (2008)
Não tão antigo, mas um dos maiores agregadores de conteúdo do brasileiro começou de maneira humilde, com poucos acessos e foi tomando força até chegar onde chegou!
Playboy (1996)
Rapaz, o site da playboy assumiu esse template por muitos anos, sei disso pois até no ano de 2001 quando tive acesso a internet, o site era basicamente isso. E imagina a minha felicidade juvenil quando encontrei o primeiro login e senha hack que funcionava. Foram muitos faps faps sem nem saber o que era isso direito :D
SRF (1997)
Site minimalista, com alguns links e algumas funções que simplesmente não funcionavam (e ainda não funcionam direito). Esse site e muitos outros de caráter publico ficaram mais conhecidos pelos ataques Hackers que sofreram a medida que os anos iam passado.
UEBA (2004)
Não conferi minhas fontes mais posso afirmar com certeza de que UEBA foi um dos pioneiros agregadores de conteúdo no Brasil. Assim como o Ocioso veio de maneira humilde, com poucos acessos, mais como todo brasileiro não desiste nunca, se tornou uma referência na arte de agregar links
UOL (1996)
Resumindo em uma palavra: Ridículo
Weblogger (2002)
Foi um dos primeiros a disponibilizar uma ferramenta para o diário virtual, que era o real motivo dos blogs.
Yahoo (1996)
Yahoo foi um dos grandes buscadores de links. Perdeu espaço quando o foco do site passou de buscado para gerador de receita com propagandas para seus donos. Com seu carro chefe desatualizado abriu espaço para a concorrência e depois disso nunca mais foi o mesmo. Tinha uma cara medonha cheia de links que salvo engano eram indexados manualmente.
E para finalizar o nosso passeio pelo tempo...
Zipmail (1999)
Email já não era coisa de gente rica não, Zipmail deixava você com até 1mb de espaço para guardar seus emails e mais, sem limites de envio por dia! Para as novas gerações 1mb não enche nem o buraco do dente quando mais para um email, mais nessa época o Maximo que era recebido era um Email com texto e um gifzinho.
Bom pessoal acho que é isso, tentei lembrar dos portais mais conhecidos (pelo menos, os que eu conhecia) e dar uma geral do que eu sabia sobre eles. Bom espero que tenham gostado e se tiverem interesse em conhecer como era algum site em determinada época, deixa um recado :D
Nenhum comentário:
Postar um comentário